O método “Conta Certa” foi desenvolvido para distribuir igualitariamente os benefícios da individualização de água a todas as unidades, descartando quaisquer ajustes matemáticos necessários quando se utiliza, por exemplo, a tabela escalonada da concessionária.
No método de cálculo Conta Certa, existe uma tarifa mínima mensal menor que a cobrada pela concessionária, o que reduz a conta para todos os apartamentos. Além disso, pontos importantes são atendidos com facilidade. Listamos a seguir:
A somatória dos volumes e dos valores referentes aos consumos individuais a serem pagos por apartamento, deve coincidir com o volume e valor cobrado pela concessionária.
O valor do m³ deve ser o mesmo para todas as unidades e coincidir com o valor cobrado pela concessionária no período.
Ao final de cada período, a concessionária apura o consumo total do condomínio através da leitura do medidor principal, divide esse volume pelo número de unidades (supondo que todos consumiram exatamente o mesmo volume) e aplica o resultado à uma tabela de preços escalonados, cujos valores aumentam a cada escala. Assim se obtém a conta de cada unidade. Em seguida a concessionária multiplica esse valor pelo número de unidades para descobrir o valor total do boleto do período.
Este cálculo não pode ser reaplicado para as contas individuais, pois altera o valor do m³ de cada unidade e faz com que a somatória das contas individuais seja maior que o valor do boleto da concessionária.
O valor a mais, cobrado nas contas individuais, não pode compor um fundo no condomínio e nem ser utilizado para eventuais melhorias, pois cada apartamento seria dono desse montante de acordo com suas frações ideais, mas a contribuição para esse fundo não seguiu esse mesmo critério.
A tarifa mínima continua existindo, mas é variável, calculada a cada período, e é igual para todas as unidades. Quem consome abaixo do mínimo cobrado pela Concessionária, paga somente a tarifa mínima do mês. Quem consome acima, paga a mesma tarifa mínima somada ao volume que ultrapassou 10m³, de acordo com o consumo individual medido. Desta forma, todas as unidades obtêm o mesmo benefício gerado pela medição individual, ou seja, pagam um volume de água com o mesmo desconto aplicado sobre a tarifa mínima e com o mesmo valor por m³. A somatória bate exatamente com a conta da concessionária.
A fórmula é única e deve servir para aplicação em qualquer situação. Não se pode adotar um método a cada período, de acordo com a conveniência ou com a necessidade. Se há situações possíveis de ocorrer, por mais hipotéticas que pareçam, nas quais o método escolhido não atende, o método não serve.
Já o cálculo proporcional é mais indicado para condomínios comerciais e para individualização de gás. É muito simples: quem consome X% da água ou gás consumido pelo condomínio no período, paga os mesmos X% do valor da conta do período. É uma regra de 3.
Nos vídeos abaixo você poderá avaliar os métodos mais utilizados para calcular os valores das contas individuais de água com base nos volumes efetivamente consumidos e verificar se o método adotado em seu condomínio é adequado.
Recomendamos que assista os vídeos na ordem numérica, pois facilita o entendimento.
VÍDEO 1
VÍDEO 2
VÍDEO 3
VÍDEO 4
Síndico profissional. Residencial São Jorge da Capadócia.
Quero deixar registrado que a Hidrotech é uma empresa muito profissional e nos atende de forma exemplar. Depois que implantamos o serviço de individualização de água diminuiu o consumo e a inadimplência. Eu recomendo.
Síndico profissional
Gostaria de relatar a experiência que tenho como cliente Hidrotech. Primeiramente, cabe ressaltar que como síndico profissional tenho alguns de meus condomínios com serviços, tanto de manutenção de válvulas de pressão, quanto de leitura de hidrômetros, quando efetuado o sistema de individualização da água das unidades nas edificações. Acredito que o grande diferencial da empresa é o conhecimento técnico. As equipes são especializadas, cada uma em seu serviço, são capacitadas tecnicamente, o que confirma este diferencial. Deve-se lembrar, que apesar de ser uma empresa sediada em uma região fora de capital, em Santos/SP, possui laboratório para desenvolvimento de novas tecnologias e testes de equipamentos, denotando claramente a inovação enraizada em seu DNA.
Síndica Profissional - Unlimited Ocean Front
Como gestora condominial, acredito que grande parte do sucesso e dos bons resultados no dia a dia do condomínio, estão ligados as boas parcerias com as empresas prestadoras de serviço e, a Hidrotech tem sido uma das nossas parcerias de sucesso desde o início. Sempre ágeis, comprometidos e prontos a nos atender da melhor forma possível! Prazer enorme trabalhar com os melhores nesse segmento.
Síndico - Poema Castro Alves
A parceria com a Hidrotech remonta à entrega do prédio para os condôminos há mais de 8 anos atrás, quando foi contratada a manutenção do sistema de válvulas. Desde então, ampliamos a parceria com a individualização da leitura de água. Vemos a Hidrotech como parceira confiável e responsável, aberta a críticas e sugestões, e interessada no problema do cliente e na busca de soluções eficientes. Estamos bastante satisfeitos com os serviços prestados.
Agende uma consulta gratuita e personalizada com nossa equipe especializada!